e-SIC

Secretaria de Turismo


A Secretaria de Turismo Municipal é responsável por planejar, desenvolver e promover estratégias para impulsionar o turismo local, tanto para visitantes quanto para residentes. Sua atuação visa explorar e potencializar os recursos naturais, culturais e históricos do município, visando o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Funções Principais:

  1. Desenvolvimento de Políticas Turísticas: A secretaria elabora políticas e planos de desenvolvimento turístico, identificando oportunidades, atraindo investimentos e promovendo ações que fortaleçam a atividade turística local.

  2. Promoção e Marketing Turístico: Ela promove o destino turístico por meio de campanhas de marketing, participação em feiras e eventos do setor, produção de material promocional e divulgação em mídias sociais, atraindo visitantes e aumentando a visibilidade da cidade.

  3. Fomento ao Turismo Sustentável: A secretaria incentiva práticas de turismo sustentável, que respeitam o meio ambiente, valorizam a cultura local e promovem o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas na atividade turística.

  4. Desenvolvimento de Infraestrutura Turística: Ela trabalha na melhoria e ampliação da infraestrutura turística, incluindo a construção e manutenção de atrativos, sinalização turística, infraestrutura de apoio e qualificação dos serviços turísticos.

Importância para o Município:

  1. Geração de Renda e Emprego: O turismo é uma importante fonte de geração de renda e emprego, impulsionando setores como hospedagem, alimentação, artesanato e serviços, e contribuindo para a diversificação da economia local.

  2. Valorização do Patrimônio Cultural e Natural: A promoção do turismo valoriza o patrimônio cultural, histórico e natural do município, preservando e promovendo a identidade local e gerando orgulho e pertencimento na comunidade.

  3. Desenvolvimento Regional: O turismo contribui para o desenvolvimento regional, dinamizando a economia, fortalecendo a infraestrutura e estimulando o desenvolvimento de novos negócios e empreendimentos locais.

  4. Promoção da Integração e Intercâmbio Cultural: A atividade turística promove a integração e o intercâmbio cultural entre visitantes e residentes, enriquecendo a experiência de ambos e fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre diferentes comunidades.

Em resumo, a Secretaria de Turismo Municipal desempenha um papel fundamental na promoção e desenvolvimento do turismo local, gerando benefícios econômicos, sociais e culturais para o município, além de valorizar e preservar seus recursos naturais e patrimoniais, promovendo uma cidade mais atrativa e sustentável para visitantes e moradores.

Membros


Em breve.

Orgãos Vinculados à Secretaria de Turismo


    Em breve.

Estrutura Organizacional


Em breve.